segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VITÓRIA DO POVO PARAENSE!!!!

O povo foi às urnas no dia 11 de dezembro para decidir se o Estado do Pará seria ou não dividido para a criação de dois novos estados (Tapajós e Carajás).

sábado, 22 de outubro de 2011

Por que devemos ser contra a divisão?



Nos últimos meses, estão ocorrendo vários debates sobre este assunto. Mas quais são os reais interesses por trás da divisão? O Estado do Pará é o segundo maior estado do país, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados e uma população de 7,5 milhões de habitantes, sendo isto uma das alegações para dividir o Estado, pois, segundo os favoráveis à divisão, isto dificulta o aproveitamento das riquezas naturais da Amazônia e a maior integração econômica da região com o restante do país.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plenária evidencia o absurdo em dividir o Estado do Pará

No dia 20 de outubro, às 19h, ocorreu a plenária acerca da divisão do Estado do Pará, sede do Rancho Não Posso Me Amofiná, no Bairro do Jurunas(Belém-PA). A plenária começou com a execução do Hino do Estado do Pará. Logo após, os nossos companheiros do PCR(Partido Comunista Revolucionário), e sua juventude, União da Juventude Rebelião(UJR), puxaram a palavra de ordem: "Não, não, não! Não à divisão! O Pará é nosso e não abrimos mão!".

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Membro da Coordenação Nacional da UJS agride diretora da FEPET


Apesar de recentemente a UBES, na qual a maioria dos diretores é militante da UJS e do PCdoB, ter realizado seu I Encontro Nacional de Mulheres, onde foi debatida a luta contra as discriminações e violências sofridas pelas mulheres, o dirigente estadual do PCdoB e membro da Coordenação Nacional da UJS, Rodrigo Moraes desesperado com a derrota da chapa “TENHO ALGO A DIZER” pela chapa “REBELE-SE – Oposição unificada” sofrida nas urnas para eleição dos delegados da EEEM Augusto Meira, na cidade de Belém/Pa, realizada no dia 29/09 agrediu a ponta-pé Jaquelliny Lopes, diretora do Grêmio Estudantil Cabanagem do IFPA - Belém/Pa. e da Federação Paraense dos Estudantes de Ensino Técnico –FEPET e militante da UJR – União da Juventude Rebelião.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sá pereira, presente, agora e sempre!!!

Na manhã de domingo, 11/09, faleceu o companheiro Carlos Sá Pereira, 82 anos, militante do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e do Movimento Luta de Classes (MLC).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Grito Dos Excluídos é marcado com muitos protestos à hidrelétrica de Belo Monte


Vários movimentos sociais, partidos, entidades estudantis, como a UESB (União dos Estudantes Secundaristas de Belém) e a FEPET (Federação Paraense dos Estudantes de Ensino Técnico), e outros manifestantes se concentraram na Escadinha, para realizar o ato chamado "Grito Dos Excluídos", que é uma forma de luta contra a exclusão social, como o nome já diz.

domingo, 4 de setembro de 2011

13° CONEG de muita combatividade

Do dia 31 de agosto ao dia 4 de setembro ocorreu o 13° CONEG da UBES, no qual foram decididos os critérios para o 39° CONUBES, que será realizado erm São Paulo, na primeira semana de dezembro. A tese Rebele-se, comandada pela UJR, estava presente para votar os melhores critérios para o Congresso, mas infelizmente, a diretoria majoritária governista da UBES, a UJS (União da Juventude Socialista), do PCdoB, fez mais uma de suas fraudes para aprovar os mais absurdos critérios para o 39° CONUBES. Para se ter uma ideia, para cada 1000 estudantes, 1 delegado, e a cada fração de 500, mais um delegado, por exemplo, se existem 1500 estudantes em uma escola, serão eleitos 2 delegados, etc.Devemos acabar com o governismo da UBES e colocá-la nas ruas, lutando pelos direitos dos estudantes, e não "sentando no colo" do Governo Federal, que corta 50 bilhões das áreas sociais, sendo 3,1 bilhões da Educação. Por uma educação de qualidade e pelo socialismo, pois não há educação de qualidade sem socialismo!

domingo, 28 de agosto de 2011

Expectativa para o 13º CONEG da UBES

Em três sábados, foram realizadas plenárias sobre grêmios estudantis, movimento estudantil, e o próprio CONEG (Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES), no qual entidades municipais, regionais e estaduais deliberarão sobre os critérios do CONUBES (Congresso Nacional da UBES). O Movimento Rebele-se na UBES está organizando a delegação do Estado do Pará combativa, para propor critérios verdadeiramente democráticos para o CONUBES deste ano e resgatar a combatividade da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia 21 de agosto: paraenses vão às ruas protestar contra a divisão do Pará


No dia 21 de agosto, pessoas pararam o trânsito da Avenida Presidente Vargas, protestando contra a divisão do Estado, que será consultada pela população por meio do plebiscito que correrá no dia 11 de dezembro, sobre a criação dos estados de Tapajós e Carajás.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Professores do Estado do Pará podem deflagrar greve na rede estadual de educação



No dia 25 de agosto, às 9 horas, professores realizaram Assembleia Geral no Centro Social de Nazaré, com o intuito de deliberar sobre a paralização da Rede Estadual de Ensino, caso o PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração) não seja dado aos professores.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Festa no JK

No dia 18 de agosto aconteceu a cerimônia de posse do Grêmio Estudantil Olga Benário, da Escola Agroindústrial Juscelino Kubitschek, em Marituba, Grande Belém. A cerimônia contou com apresentações culturais, como bandas de rock, dança, etc. Este evento não foi só uma festa, mas o início de muitas coisas a fazer por uma educação de qualidade.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Professores vão à luta

Na manhã do dia 17 de agosto, mais precisamente às 9h, professores e outras categorias fizeram manifestação pacífica na Augusto Montenegro, em Belém, protestando contra o corte de verbas para a educação (3,1 bilhões), arrocho salarial, congelamento de salário por 10 anos, e outras medidas sórdidas contra a educação básica, a profissional e a tecnológica. O ato percorreu a rodovia até a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), mostrando todo o seu repúdio a essas medidas. Por isso, a FEPET apoia a greve dos servidores públicos federais da educação, porque, para se ter educação de qualidade, o professor deve ser respeitado.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Euforia no 52º CONUNE

Estudantes de todo o país participaram do 52º CONUNE (Congresso Nacional da UNE), para definir os rumos da educação no Brasil. A UNE é a União Nacional dos Estudantes, entidade que fez muitas lutas na época da ditadura militar (inclusive, derrubou-a), derrubou o presidente Fernando Collor, conquistou as eleições diretas, e muitos outros feitos importantes para a juventude brasileira.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

População protesta contra Belo Monte

Pessoas se concentraram na Praça do Relógio, no dia 30 de junho, às 8h30, para protestarem contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, que expulsará o povo indígena nativo da região que receberá a construçãoda usina, e destruir a natureza.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

FEPET para lutar

Estudantes do estado do Pará participaram do II Encontro Paraense de Estudantes de Escolas Técnicas (EPET), que foi sediado em Abaetetuba, no Campus do IFPA, nos dias 25 e 26 de junho.
Neste encontro, vários assuntos foram postos em pauta, como assistência estudantil, movimento estudantil, expansão do ensino técnico no Pará, entre outros.