Estudantes de todo o país participaram do 52º CONUNE (Congresso Nacional da UNE), para definir os rumos da educação no Brasil. A UNE é a União Nacional dos Estudantes, entidade que fez muitas lutas na época da ditadura militar (inclusive, derrubou-a), derrubou o presidente Fernando Collor, conquistou as eleições diretas, e muitos outros feitos importantes para a juventude brasileira.
Mas a UNE, hoje em dia, perdeu este espírito de combatividade que tinha outrora, se calando diante do governo, fazendo acordos de gabinete. Por esse motivo, a tese Rebele-se participou do Congresso, para resgatar a combatividade da UNE.
Os debates do Congresso abordaram financiamento estudantil, regularização do ensino privado, soberania alimentar, soberania nacional, entre outros. Na plenária final, os estudantes lotaram o Goiânia Arena, sendo a maioria da oposição (Levante, Rebele-se, Juntos, entre outros movimentos). na eleição, elegemos 15 diretores, sendo 7 da Rebele-se.
A tese Rebele-se contou com a participação do Grêmio Estudantil Cabanagem, enfatizando a importância da união entre estudantes secundaristas e universitários no movimento estudantil. A eleição de 7 diretores da nossa tese é um passo importante para resgatar a combatividade da UNE, pois Che já dizia: “Se o presente é de lutas, o futuro nos pertence”.
FEPET, siga poste nosso orkut,
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12887328870224258087
e siga nosso blog,
http://www.uesbpa.blogspot.com
saudações revolucionárias, UESB.