No dia 21 de novembro, a Diretoria de Políticas Educacionais da FEPET, realizou reunião aberta da Coordenação do curso ténico em Telecomunicações com os estudantes do curso. A atividade foi realizada no auditório do curso, das 17h 30min às 18h 45min. Estudantes dos módulos integrado e subsequente participaram. Os coordenadores do curso expuseram projetos da coordenação apresentados à Direção Geral do IFPA/Campus Belém sobre laboratórios e demanda de contratação de professores de Telecom, mas até o momento não haviam tido respostas definitivas.
Os estudantes questionaram sobre os problemas com os laboratórios e com o estágio obrigatório, os quais estão com diversos problemas. Sobre os laboratórios, os coordenadores responderam que enviaram os projetos para a construção dos laboratórios de Sonorização e de Fibra Ótica, sendo que este até recebeu os equipamentos, mas o projeto de construção da sala foi adiado, e o de Sonorização ainda está nas mãos dos gestores do IFPA aguardando decisão. Sobre o estágio obrigatório os coordenadores expuseram as mudanças políticas ocorridas no Estado na década de 90, que prejudicaram os técnicos em telecomunicações, pois, com a privatização da TELEPARÁ, milhares de trabalhadores foram demitidos, visitas técnicas canceladas e reduziu-se em mais de 75% as contratações de estagiários na área. Em contrapartida o curso ofereceu estágio dentro do próprio Instituto e a DIREI estava trabalhando para ampliar os convênios da Instituição com empresas do setor.
Após os esclarecimentos foi encerrada a reunião, com os coordenadores dando suas considerações finais e com a aluna do curso, Raquel Nonato de Brício, membro da FEPET, convocando os estudantes a pressionarem a Instituição e os gestores para conquistarem a melhorias nos laboratórios e no acesso ao estágio obrigatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário