Durante este mês de outubro, centenas de estudantes do município de Santarém, na região oeste do Pará, se organizaram em torno da luta pela mudança nas condições do transporte coletivo do município. Alunos, principalmente da UFOPA, UEPA e IFPA, criaram grupos nas redes sociais sobre o assunto para chamar a atenção da sociedade santarena acerca do descaso e dos abusos em torno do transporte urbano concedido à população.
Passagem cara para pouquíssimo tempo de viagem (R$ 2,00 para viagens que duram 20 minutos), linhas que não completam o trecho até as universidades e ônibus sucateados são exemplos da situação triste em que encontra-se o transporte urbano de Santarém. O principal prejudicado com isso é o povo trabalhador e os estudantes, os quais dependem dos coletivos para chegarem aos locais de trabalho e de estudo. A população santarena deve se organizar e já começou a exigir a mudança quanto a esse descaso, e se prepara para tomar as ruas contra um possível aumento agora em novembro, pois o limite de aguentar tantos desrespeitos aos seus direitos extrapolou-se.
A FEPET declara total apoio aos companheiros de Santarém e à luta por um transporte público digno e acessível à população santarena, que possui uma riqueza cultural tão emblemática, não pode mais sofrer com tantos desrespeitos. Como dizia Che Guevara, "Se o presente é de lutas, o futuro a nós pertence!".